terça-feira, 4 de agosto de 2009

QUILOMBO DE PALMARES



IMAGENS DA iNTERNET
A partir do início do século XVII, os escravos que conseguiam fugir das fazendas e dos engenhos começaram a reunir-se em lugares seguros e ali ficavam vivendo em liberdade, longe de seus senhores. Estes lugares ficaram conhecidos por “quilombos” e seus habitantes, “quilombolas”.
Houve muitos quilombos no Brasil. O mais importante foi o “Quilombo de Palmares”, instalado na Serra da Barriga, onde hoje é o estado de Alagoas. Durou mais de sessenta anos e chegou a contar com uma população de vinte mil habitantes, o que era bastante para a época. Na verdade, era um quilombo formado de vários outros, organizados sob a forma de reino.
O Quilombo dos Palmares era o maior símbolo da resistência do africano à escravatura, localizava-se na serra da barriga, região onde fica a divisa dos estados de Alagoas e Pernambuco.
O número de habitantes no Quilombo de Palmares, segundo alguns historiadores, chegou a 20 mil pessoas, dentre eles vale destacar que existiam além de escravos fugidos, índios e brancos marginalizados.
Dentro do próprio quilombo existiam as aldeias que eram locais de esconderijos, chamadas de mocambos, ao todo foram nove aldeias.A capital de Palmares era a cidade de “Macacos.”
Os quilombolas não registraram nenhum de seus costumes/hábitos,mas muitos são conhecidos, como: O governo por um rei, chamado de Ganga Zumba (“grande chefe”), a população era regida por um conselho composto de vários mocambos, eleitos por assembléias entre os habitantes.
A população sobrevivia graças à caça, pesca, coleta de frutas e agricultura, além de praticar o artesanato que muitas vezes era comercializado com as populações vizinhas. A capital do quilombo era protegida por sentinelas armadas, além de armadilhas localizadas em locais perto do quilombo, com o intuito de proteger sua capital.

O fim do Quilombo
Como o quilombo era uma ameaça aos fazendeiros da região, pois a sua existência estimulava a fuga de escravos, os fazendeiros organizaram milícias para atacar Palmares.
Com o intuito de diminuir os ataques ao quilombo, Ganga Zumba aceitou um acordo de paz com os brancos em 1678, mas isso enfureceu os palmarinos, que foi envenenado.
O sucessor foi seu sobrinho que assumiu o título de Zumbi (uma derivação de Deus) e liderou uma guerra contra os invasores.
Entretanto, em 1694 a milícia organizada pelo bandeirante Domingos Jorge Velho ocupou a Cerca Real do Macaco, capital de Palmares, assim nos meses seguintes todas outras aldeias palmarinas caíram.

FONTE:Equipe Brasil Escola.com

Nenhum comentário: